sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PORTUGUÊS

CRÔNICA

 A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão cronista.

TIPOS DE CRÔNICA

Crônica Descritivo--> Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço. Preciso como uma fotografia ou dinâmico como um filme.

Crônica Narrativa--> Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrada tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometida com fatos cotidianos ("banais", comuns).

Crônica Dissertativa--> Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" (em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo"). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.

Crônica Narrativo-Descritiva--> É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular.

Crônica Jornalística--> Apresentação de aspectos particulares de notícias ou fatos. Pode ser policial, esportiva ou política.

Crônica História--> Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.

EQUIPE:
Giovanny Marcos
Matheus dos Anjos
Robson Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário